Ir para o conteúdo
Motivos Para Contratar Planos Odontológicos Saúde Bucal

5 dicas sobre como sobreviver a uma dor de dente

Leitura: 4 min
12271 visualizações

A dor de dente é uma das dores mais difíceis de serem suportadas pelos seres humanos. Exatamente por isso os planos odontológicos têm feito tanto sucesso. Com valores bem pequenos, facilitaram o acesso ao dentista e às medidas preventivas, melhorando a saúde bucal.

Mas o que fazer quando a dor de dente chega de surpresa? Para quem tem plano odontológico é fácil, já que os serviços de urgência e emergência geralmente estão disponíveis 24 por dia, 7 dias por semana.

Mas o que fazer se algum situação o impedir de ir ao dentista imediatamente? Veja 5 dicas para sobreviver a uma dor de dente até chegar ao consultório mais próximo.

Antes de mais nada, entenda o que é a dor dente

Na maioria das vezes a dor de dente ocorre por exposição da dentina. Os principais motivos são lesão de cárie, inflamações, infecções e retração gengival.

De qualquer forma, é preciso deixar claro que as dicas a seguir são apenas paliativos. Seja qual for o problema é preciso resolvê-lo no dentista mesmo se a dor passar. Veja as dicas que podem ajudar em uma situação dessas.

1 – Bochecho com água morna e sal

O motivo mais comum da dor de dente é a infecção dentária. O sal pode aliviar essa infecção, já a água morna ao mesmo tempo acalma o tecido inflamado e drena os fluídos infeccionados.

dor de dente

2 – Chá de marcela e própolis

O própolis pode funcionar para aliviar a dor de dente porque possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antissépticas. Assim, fazendo um chá de macela com própolis é possível conseguir alívio rápido para a dor.

Para isso, basta ferver duas colheres de sopa de macela e colocar 30 gotas de própolis puro. Esse chá deve ser bebido duas vezes por dia e bochechado após cada refeição.

3 – Gelo e alimentos gelados e moles

Quando a dor de dente vem acompanhada de inflamação e inchaço, o gelo pode ser uma boa opção. Ele tanto pode ser colocado na boca quanto dentro de uma bolsa e aplicado ao local. Faça durante 15 minutos três vezes por dia.

Outra forma de aliviar a dor com gelo é através de alimentos gelados e moles, como vitaminas de frutas, iogurtes, gelatinas e sorvetes. Isso acontece também porque os alimentos mais difíceis de mastigar apenas vão piorar a dor de dente.

4 – Use e abuse do cravo-da-Índia

A especiaria tem propriedades medicinais. O cravo contém eugenol, um agente entorpecente e anti-séptico. Assim, além de aliviar a dor de dente, o cravo também ajuda a eliminar os agentes da infecção.

Para isso, basta manter dois ou três cravos-da-Índia na região do dente que está doente. Conforme forem amolecendo, vá mastigando suavemente para liberar o eugenol.

Outra forma é aplicando diretamente no dente que está doendo algumas gotas de óleo de cravo-da-Índia. Também é possível fazer a aplicação com cotonete ou um pedaço de pano bem limpo.

dor de dente

5- Alho

As propriedades medicinais do alho já são bastante conhecidas. Como tem ação bactericida e analgésica, é possível reduzir a dor aplicando pó de alho com sal no dente lesionado. Isso deve ser feito todos os dias até que possa ir à emergência do plano odontológico.

No entanto, apesar de medidas caseiras como essas serem relativamente eficientes para reduzir a dor dente, não esqueça que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Com o plano odontológico é possível pagar muito pouco para ter acesso a dentistas de qualidade. Fazendo o checkup regular e indo sempre ao especialista ao ter um diagnóstico precoce as chances de ter dor de dente são bastante reduzidas.

Fale com um vendedor e descubra o plano odontológico ideal para você agora mesmo!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: