Ir para o conteúdo
Motivos Para Contratar Planos Odontológicos Saúde Bucal

5 regras para quem deseja ter dentes saudáveis

Leitura: 5 min
18047 visualizações

Muito mais do que se vê no espelho, ter dentes saudáveis vai bem além da estética. A saúde bucal influencia na saúde de todo o organismo, já que microrganismos que vivem na boca podem se proliferar e cair na corrente sanguínea, indo para outros órgãos.

A periodontite, por exemplo, pode causar hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares, diabetes e até o nascimento de bebês prematuros. O plano odontológico é uma excelente solução para tratar e prevenir, mas é em casa que devem ocorrer os maiores cuidados.

Veja agora 5 regras básicas para manter os dentes saudáveis e reduzir as intervenções do dentista.

1 – Nada de pressa na escovação se você quer ter dentes saudáveis

A escovação deve ser feita pelo menos três vezes por dia, mas só a quantidade certa não basta. É preciso saber escovar os dentes.

De acordo com a Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população mundial sofrerão com problemas bucais ao longo da vida. Como vitrine da saúde do corpo a boca precisa ser higienizada adequadamente.

Essa higienização começa com a escovação certa. A escova deve ter cerdas macias e cabeça pequena para não machucar e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. Além disso, o acessório precisa ser trocado a cada três meses.

A escovação deve ser feita em todas as direções e durar entre 2 e 3 minutos. A dica é escovar os dentes, enxaguar e repetir o procedimento, com mais creme dental.

Gaste mais tempo na escovação principalmente antes de dormir. A pressa, nesse caso, é inimiga de dentes saudáveis.

Homem fazendo a escovação dos dentes

2 – Faça do uso do fio dental um hábito

Quem quer ter dentes saudáveis deve fazer do fio dental um hábito. Ele deve ser incorporado ao dia a dia, aplicado sempre antes da escovação.

É o fio dental que remove resíduos de onde a escova não alcança. Por isso, também não há problema algum em passá-lo novamente após a escovar os dentes.

Há vários tipos de fios e fitas dentais. Na dúvida sobre o melhor para você, pergunte ao seu dentista.

3 – Mantenha uma alimentação saudável

Para ter dentes saudáveis é preciso ter uma alimentação também saudável. É muito importante evitar açúcar e gordura, já que ambos são os maiores responsáveis por cáries e problemas gengivais.

Muito se engana, no entanto, quem pensa que os refrigerantes sem açúcar são uma boa alternativa. Muito pelo contrário: assim como os energéticos e até o suco de laranja, essas bebidas ácidas aumentam a acidez no ambiente bucal. Com isso, há mais riscos de erosão dental.

Por outro lado, há alimentos que fortalecem o esmalte dos dentes, como os ricos em cálcio. Leite, queijo e iogurte devem ser incluídos na alimentação diária para combater a acidez bucal.

homem fazendo a limpeza dos dentes com fio dental

4 – Evite e combata o tártaro todos os dias

Dentes saudáveis não podem ter tártaro. Ele é formado por restos de comida que não são removidos pela escovação nem pelo fio dental. Ao longo do tempo vão endurecendo e formando uma placa que só pode ser removida pelo dentista.

Essa placa bacteriana não afeta apenas a estética do dente, mas também causa problemas mais sérios. Uma das consequências mais comuns é a gengivite, que pode evoluir para periodontite e afetar os tecidos de sustentação. Ao atingir o ligamento periodontal e o tecido ósseo pode haver perda do dente.

A escovação certa e o fio dental são cuidados caseiros imprescindíveis para evitar o tártaro.

5 – Vá ao dentista regularmente

Fazer visitas regulares ao dentista é primordial para ter dentes saudáveis. Com o plano odontológico fica muito mais fácil, já que não é preciso pagar nada a mais para ter acesso a tratamentos de todas as especialidades.

Além disso, é possível fazer também os checkups regulares, onde qualquer problema pode ser detectado prematuramente. Assim o tratamento é mais assertivo e rápido.

A limpeza de tártaro, por exemplo, pode ser feita quantas vezes for necessário ao longo do ano. Por outro lado você também tem acesso a programas preventivos e educacionais de acordo com sua faixa etária.

Se você ainda não tem um plano odontológico, não deixe para depois. Faça uma cotação online agora e converse com um dos nossos vendedores especializados. Eles darão toda a orientação necessária para você escolher o melhor plano.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: