Ir para o conteúdo
Motivos Para Contratar Saúde Bucal

6 curiosidades sobre prótese dentária

Leitura: 5 min
21401 visualizações

A prótese dentária é uma solução bastante antiga para suprir a falta de um ou mais dentes. Para se ter uma ideia, os registros mais antigos se encontram entre os povos fenícios, etruscos, maias e romanos, séculos a.C.

No entanto, hoje, com os avanços tecnológicos na Odontologia, as próteses dentárias estão cada vez mais perfeitas, confortáveis e seguras. Não é à toa, portanto, que são um dos procedimentos mais procurados nos planos odontológicos.

De acordo com o IBGE, 50% dos brasileiros adultos têm apenas 20 ou menos dentes funcionais. Na terceira idade esse índice sobe para 70%.

A prótese dentária é então a solução perfeita para corrigir a estética, mas também os problemas de mastigação, dicção e até respiração causados pela falta de dentes.

Ainda assim, há vários fatos desconhecidos pela maioria das pessoas a respeito da prótese dentária. Por exemplo, você sabia que há vários tipos de próteses?

Conheça agora 6 fatos sobre as próteses dentárias e veja por que fazem tanto sucesso nos planos odontológicos.

1 – Prótese dentária não é implante

Muita gente ainda confunde, mas prótese dentária e implante são duas coisas bem diferentes. Ainda que tenham basicamente a mesma função de substituir dentes que estão faltando, os procedimentos são distintos.

O implante, é um parafuso de titânio que funciona como a raiz do dente que a pessoa perdeu. Aí sim, em cima, entra uma prótese em substituição à coroa natural.

A prótese dentária é feita, individualmente, pelo dentista e pelo protético a partir de moldagens tiradas da boca do paciente.

Na imagem dentista cuidando de dentes de mulher

2 – Prótese dentária total convencional é removível

É aquela conhecida popularmente por dentadura. Esse tipo é instalado na boca após a remoção de todos os dentes e quando o tecido já estiver cicatrizado.

Ela é produzida a partir de moldes feitos tanto da arcada superior (maxilar) quanto da inferior (mandíbula) com dentes de resina.

A tecnologia atual procura reproduzir o formato, o tamanho e a cor natural dos dentes e da gengiva. Ela é removível, mas cremes fixadores podem ser aplicados.

No entanto ela só pode ser colocada após a total cicatrização da gengiva, que leva vários meses.

3 – Prótese dentária imediata

Ao contrário da anterior, a colocação é feita imediatamente após a remoção de todos os dentes através de molde confeccionado anteriormente.

Necessita de ajuste durante vários meses após sua instalação porque o osso que apoia os dentes modifica sua forma durante a cicatrização.

4 – Prótese parcial: para quem tem número razoável de dentes remanescentes

A prótese parcial também é removível e é indicada para quem ainda tem um bom número de dentes naturais. Eles servirão de apoio para a prótese com os dentes que estão faltando, por isso precisam estar em bom estado.

Geralmente essa prótese dentária é fabricada com liga de cromo e cobalto. Pode ser facilmente removida para a limpeza após cada refeição.

5 – Prótese parcial ou ponte: para quem perdeu poucos dentes

A prótese dentária parcial também é conhecida como ponte ou coroa. Ela é indicada para quem precisa repor poucos dentes, mas é necessário haver pelo menos um natural anterior e posterior para sua fixação.

Esse dentes que servirão de suporte precisam ser desgastados, o que pode gerar comprometimento de sua estrutura.

Hoje podem ser confeccionas com estruturas não metálicas, como a zircônia. Sua durabilidade depende tanto de uma confecção correta quanto dos bons hábitos de higiene bucal do usuário.

6 – Prótese flexível: alternativa às parciais

A prótese dentária flexível é produzida em resina evitando a utilização de grampos para fixação. A aparência é mais natural e é geralmente utilizada como alternativa à prótese parcial removível.

É mais usada em idosos, tanto como prótese provisória de reabilitação quanto como mantenedora de espaço entre dentes naturais.

Os planos odontológicos cobrem a colocação de próteses dentárias, sendo um dos procedimentos mais procurados.

Cuidar do sorriso e da higiene bucal faz bem ao corpo e à alma, devolvendo a autoestima e evitando vários problemas correlacionados, como erros de mastigação, de fala, etc.

Faça seu plano odontológico agora mesmo e não deixe para amanhã os cuidados com a sua boca. Faça uma cotação online e veja como pode ser fácil ter um sorriso perfeito!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: