Ir para o conteúdo
Motivos Para Contratar Saúde Bucal

6 mitos sobre saúde bucal

Leitura: 4 min
30836 visualizações

Hoje, com os planos odontológicos e o acesso cada vez mais facilitado, esse quadro já está mudando. No entanto, ainda há muito mito rolando solto por aí e interferindo de maneira errada nos hábitos da população. Conheça agora 6 mitos sobre saúde bucal e comece a adotar hábitos mais saudáveis no seu dia a dia!

1 – Bicarbonato de sódio deixa o sorriso mais branco e faz bem à saúde bucal

É justamente o contrário: a substância é muito abrasiva e, junto com as manchas, acaba removendo também o esmalte dos dentes. Com isso, eles ficam mais frágeis e propensos à deformação, dor e sensibilidade – prejudicando a saúde bucal.

2 – Criança tem que parar de comer açúcar para não ter cáries

O açúcar é prejudicial ao organismo, e isso não é mito. Ele faz mal à saúde bucal porque provoca queda do pH, causando a desmineralização do dente e, portanto, deixando-o mais propenso às cáries. Além disso, os restinhos de açúcar são tudo o que as bactérias da cárie precisam para entrarem em ação.

Dessa forma, o mito é achar basta a criança evitar o açúcar para não ter cárie. O que evita são hábitos saudáveis de saúde bucal, como escovação correta e idas regulares ao dentista.

Com os planos odontológicos é muito mais fácil criar boas páticas de higiene e participar de programas preventivos.

saúde bucal

3 – Grávidas não podem fazer Raios-x da boca

O nível de radiação dos exames odontológicos é muito baixo. Mesmo assim é recomendado que grávidas façam Raios-x da boca quando necessário usando coletes protetores de chumbo.

4 – Fio dental machuca a gengiva

Há vários tipos de fio dental para que se adequem à formatação dos dentes. O melhor tipo deve ser indicado pelo dentista do plano odontológico. No entanto, de forma geral, fio dental não machuca a gengiva.

Se houver sangramento é sinal que o fio deve ser passado com mais frequência até porque geralmente ele é um sintoma de inflamação.

Assim, essa pode uma indicação de que a escovação não está sendo adequada. Converse com seu dentista sobre isso.

5 – Mastigar alho alivia dor de dente

O alho é um excelente alimento para fortalecer o sistema imunológico. No entanto, não há nenhuma pesquisa científica que comprove que seja benéfico em lesões bucais.

6 – Dentes de grávidas ficam mais frágeis porque ela divide o cálcio com o bebê

Não são apenas nove meses que vão descalcificar os dentes. No entanto, toda gestante deve ter uma alimentação balanceada que provenha as quantidades necessárias de cálcio para ela e o feto.

O mineral é muito importante para a formação dos dentes, mas também do coração, dos ossos, nervos e músculos em geral.

Assim, o ideal é ter um acompanhamento do nutricionista do plano de saúde durante toda a gravidez e lactação.

Agora que você já sabe mais sobre saúde bucal, responde para gente: quantos desses mitos você achava que eram verdade?

Então não esqueça, sempre que tiver uma dúvida, pergunte para seu dentista do plano odontológico na próxima consulta de rotina.

Não tem um plano odontológico ainda? Então garanta sua saúde bucal agora mesmo! Converse com um vendedor e faça o seu plano!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: