Planos Odontológicos Saúde Bucal

Checklist para ter uma boca saudável

20139 visualizações

Você sabia que muitas idas ao dentista poderiam ser evitadas apenas com alguns cuidados básicos? Claro que um plano odontológico é fundamental, afinal ninguém precisa pagar uma fortuna para ter uma boca saudável.

Mas a verdade é que pequenos hábitos diários reduzem drasticamente a incidência destes e vários outros problemas bucais. Veja como manter uma boca saudável nesse checklist e aprenda a usar seu plano odontológico de forma preventiva!

Escovação 3 vezes ao dia já colabora para uma boca saudável

Escove os dentes no mínimo 3 vezes ao dia, após as principais refeições. A escova deve ser cerdas macias e cabeça arredondada, para não machucar nenhuma parte da boca. Troque a escova a cada 3 vezes ou sempre que as cerdas estiverem desgastadas.

Passe o fio dental para remover o que a escova não tira

O fio dental é fundamental para remover o que a escova não consegue. Os restinhos de alimentos ficam presos onde a escova não alcança.

Assim, com o tempo, eles endurecem e formam o tártaro, que só poderá ser retirado com uma limpeza no dentista. O tártaro pode causar mau hálito e enfraquecer os dentes.

Não escove apenas os dentes

Para uma boca saudável, é preciso escovar também a língua, a gengiva e até as bochechas. Os restos alimentares também podem se acumular nesses locais e propiciar a multiplicação de bactérias prejudiciais à saúde bucal.

Use enxaguante bucal

Não precisa ser a cada escovação nem todo dia. Mas é recomendado usar um enxaguante bucal 2 a 3 vezes por semana. Ele ajuda a evitar a formação de placa bacteriana em toda a boca de forma geral.

Cuidado com a alimentação

O tipo de alimentação diária influencia diretamente na manutenção de uma boca saudável. Alimentos gordurosos e com açúcar podem causar inflamação na gengiva e cáries.

Já os ricos em fibras ajudam a limpar os dentes, assim como maçã, manga, limão e abacaxi. Por outro lado, vitamina C ajuda a evitar doenças nas gengivas e o cálcio a fortalecer os dentes.

Vá ao dentista a cada 6 meses

Tem uma boca saudável? Então a mantenha assim fazendo um trabalho preventivo. Vá ao dentista a cada 6 meses para fazer uma verificação profissional.

Então esse é o período também em que devem ser feitas as limpezas de tártaro, já que não são removidas pela higiene bucal caseira.

Nessa ocasião o dentista fará também uma vistoria geral, eliminando qualquer foco que esteja começando a aparecer.

Vá ao dentista sempre que achar algo de errado ou diferentes

Sempre que achar algo diferente, vá ao dentista. Uma boca saudável é aquela que não deixa uma situação perigosa seguir adiante.

Ninguém está livre de quebrar um dente por acidente, de tê-los enfraquecidos por conta do excesso de algum remédio ou mesmo do aparecimento de uma cárie, mesmo com tantos cuidados.

Além de tudo, há o próprio processo de envelhecimento dental, que chega com a idade e aqueda dos níveis de cálcio, por exemplo. Por isso, sempre que perceber alguma coisa diferente, vá ao dentista.

Assim, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores os benefícios. Mais fácil de resolver o problema e mais rápido o tratamento.

Tenha um plano odontológico que se ajuste ao seu perfil

Há muitos planos odontológicos no mercado, que se encaixam em qualquer orçamento e necessidade. Pense no que você precisa e faça a contratação.

Para ter uma boca saudável não é preciso gastar uma fortuna com dentista. Com muito pouco por mês você faz um plano odontológico que o ajudará a manter seu sorriso perfeito e sua qualidade de vida.

Seguindo esse checklist você terá sempre uma boca saudável, independentemente da sua idade.

Fale com um dos nossos vendedores e contate um plano odontológico agora mesmo!