Ir para o conteúdo
dentista Planos Odontológicos

Não sabe como deixar os dentes retos? Veja aqui 5 principais formas!

Leitura: 5 min
31353 visualizações

Desalinhamentos, apinhamentos, giros e outras assimetrias da dentição são condições que fazem as pessoas procurarem informações sobre como deixar os dentes retos. Afinal, esses problemas afetam a imagem do sorriso, abalam a autoestima e ainda podem prejudicar a saúde bucal.

A boa notícia é que existem alternativas de tratamento para alinhar a dentição. Elas são indicadas para problemas mais leves, moderados e também para aqueles severos. As técnicas corrigem a posição dos dentes e o encaixe dos maxilares, trazendo benefícios para a fala, a mastigação e a respiração.

Achou interessante? Então, continue lendo este post para descobrir as principais formas de deixar os dentes retos para que você tenha um sorriso simétrico e harmônico. Boa leitura!

Principais causas dos dentes tortos

Antes de descobrir como deixar os dentes retos, é interessante saber o que faz com que eles assumam uma posição errada. Primeiro, entenda que nem sempre esses problemas se manifestam na infância, porque também podem acontecer com pessoas adultas. Sim, dentes que antes eram retos podem se desalinhar!

A explicação está no fato de que esse posicionamento inadequado da dentição se dá por causa da raiz dentária. Como ela é sustentada por um conjunto de tecidos, se houver algum problema com o desenvolvimento deles ou sofrerem alguma agressão, existe a possibilidade de os dentes desalinharem.

Sendo assim, os problemas ortodônticos podem acompanhar a pessoa desde o nascimento dos primeiros decíduos ou se manifestarem posteriormente, mesmo em quem sempre teve um sorriso simétrico. As principais causas dos dentes tortos são:

  • genética;
  • falta de espaço na arcada;
  • chupar o dedo ou chupeta;
  • uso prolongado da mamadeira;
  • má formação óssea;
  • excesso ou falta de dentes;
  • perda dentária;
  • crescimento dos sisos;
  • perda óssea;
  • crescimento tardio da mandíbula;
  • descuido na fase de contenção ortodôntica;
  • bruxismo;
  • inflamações e/ou infecções bucais.

5 principais técnicas de alinhamento dos dentes

Os problemas ortodônticos causam dois grandes prejuízos. O primeiro para a autoestima, pois a imagem é afetada pelo mau posicionamento dos dentes. O segundo é a qualidade de vida, porque eles afetam a estrutura dentária, os ossos faciais, a fala, a mastigação e a higienização bucal.

De toda forma, há como deixar os dentes retos outra vez. O tratamento varia para cada pessoa, dependendo do que ocasionou o desalinhamento e da gravidade do caso. A seguir, listamos as principais técnicas utilizadas. Confira!

1. Aparelho fixo

O aparelho fixo convencional é aquele confeccionado em metal e que mais comumente vemos as pessoas usarem. Suas peças são coladas nos dentes e algumas substituídas todos os meses para exercer uma pressão suave sobre a dentição. Assim, aos poucos a dentição fica alinhada.

2. Aparelho estético

O aparelho estético também é um tipo de dispositivo fixo, porém, não é confeccionado em metal. Recebe esse nome porque o seu material tem uma tonalidade que se assemelha ao esmalte dentário ou fica transparente na boca, proporcionando um tratamento mais discreto. Funciona da mesma forma como o aparelho metálico e tem versões em:

  • policarbonato;
  • porcelana;
  • safira.

Existe, também, o aparelho lingual que, embora seja feito em metal, é considerado estético porque não aparece quando a pessoa sorri. Isso porque os braquetes são colados na face interna dos dentes, ou seja, ficam atrás deles, escondidos.

3. Alinhador invisível

Tem uma estrutura diferente dos demais. Se parece com uma moldeira para clareamento dentário. É totalmente transparente e livre de metais, se encaixa na arcada modelando os dentes e, por isso, fica praticamente invisível. Uma das marcas mais populares é a Invisalign.

4. Faceta de porcelana

As facetas são próteses finas que encaixamos sobre os dentes naturais. Elas parecem uma capa e alteram as características da dentição, como tamanho, formato, cor e posição. São indicadas para corrigir desalinhamentos mais discretos, sem a necessidade de usar aparelho.

5. Contorno estético

Técnica indicada para casos em que a assimetria está no formato da dentição. Não há como deixar os dentes retos dessa forma se o problema estiver na raiz ou estrutura óssea. Nesse caso, o dentista trabalha o esmalte dentário para eliminar excessos que estejam causando desarmonias.

Agora que você já aprendeu como deixar os dentes retos, não se esqueça de que qualquer uma das técnicas precisa ser aplicada por um bom profissional. Ele ajudará a definir qual alternativa é a mais eficaz para alcançar um sorriso perfeitamente alinhado, preservando sua saúde bucal.

Já que citamos os dentes siso como uma das causas, que tal aprender um pouco mais sobre eles? Descubra o que ninguém conta a respeito desses dentes! Se quiser conferir novidades todo dia sobre como cuidar melhor dos seus dentes siga nossa pagina no Facebook.

Bannet
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bannet

Redefinimos a forma como os consumidores se conectam às empresas Somos uma Máquina Automática de Geração de Leads para empresas que querem aumentar sua captação de clientes. Temos os recursos que você precisa para receber, distribuir e mensurar sua performance.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: