Ir para o conteúdo
Saúde Bucal

Cuidados com os dentes na terceira idade

Leitura: 4 min
5033 visualizações

A saúde bucal deve ser uma preocupação durante toda a vida, mas cada faixa etária requer condutas específicas. Os cuidados com os dentes na terceira idade, por exemplo, devem seguir a mesma rotina de consultas periódicas ao dentista, mas é preciso atenção redobrada aos problemas bucais mais comuns nos idosos.

Por isso o plano odontológico é tão importante nessa época da vida. Com o acesso mais fácil a consultas, exames e procedimentos, é possível manter todos os dentes saudáveis.

Além disso, é preciso atenção também aos cuidados que devem ser tomados em casa. Seguir as orientações do dentista é tão importante quanto manter uma rotina preventiva de consultas regulares.

Veja agora quais são os principais cuidados com os dentes na terceira idade e mantenha um sorriso bonito para sempre!

Problemas mais comuns e os cuidados com os dentes na terceira idade

O ideal é que a escovação seja feita três vezes por dia, com creme dental com flúor. O fio dental, por outro lado, pode ser passado uma vez ao dia – mas deve ser usado todos os dias.

Mesmo quem faz a escovação da forma adequada pode desenvolver alguns problemas específicos. Ficar atento a eles é a melhor forma de compreender os cuidados com os dentes na terceira idade para manter a saúde bucal.

Senhora com a mão no rosto sorrindo

Cáries

Elas são bastante comuns nessa época da vida. Por isso é muito importante que os cuidados com os dentes na terceira idade incluam uma alimentação balanceada e com redução do consumo de açúcar. Evitar doces é fundamental.

Gengivite

A gengivite pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais assertivo o tratamento, até por que vários fatores podem agravar o quadro:

  • Enfermidades cardíacas, diabetes, câncer e outras doenças sistêmicas;
  • Medicamentos que podem influenciar na saúde da gengiva;
  • Estresse, tabagismo e ouros fatores ambientais;
  • Falta ou inadequação da higiene bucal;
  • alimentação.

Xerostomia (boca seca)

Boca seca ou xerostomia é bastante frequente em idosos. Pode ser causado por algum problema de saúde já existente ou pelo consumo de medicamentos.

Por isso, para combater esse sintoma, os cuidados com os dentes na terceira idade devem incluir beber muita água e até mesmo mascar chiclete sem açúcar.

No entanto, o ideal é que o dentista indique o melhor tratamento, inclusive remédios que revertam o quadro.

Sensibilidade

Com o avanço da idade é normal haver retração gengival. Assim, áreas do dente acabam ficando expostas, sem proteção do esmalte dental. Com isso aumenta a sensibilidade em relação a bebidas e alimentos quentes e frios.

Assim, nos casos mais graves até mesmo o ar, mais quente ou frio, e sabores amargos ou doces podem causar desconforto. Assim, é preciso usar um creme dental específico para dentes sensíveis e ir ao dentista, a sensibilidade também pode indicar a presença de cárie ou mesmo fratura do dente.

Cuidados na terceira idade

Próteses e dentaduras

Quem usa próteses ou dentaduras também precisa de cuidados com os dentes na terceira idade.

De fato, elas melhoram a qualidade de vida do idosos, mas requerem higiene específica. É preciso fazer um bom enxágue, escovação com cerdas macias e sabonete neutro e higienização química regular com produtos efervescentes próprios.

O uso de creme dental não é recomendado, porque pode danificar o material. Qualquer anomalia ou desconforto deve ser comunicado ao seu dentista.

Por outro lado, quem tem dentadura definitiva deve fazer um exame bucal no mínimo uma vez por ano.

É bom lembrar que quanto mais cedo um problema bucal for descoberto, mais rápido e assertivo é o seu tratamento. Use seu plano odontológico para cuidar dos seus dentes na terceira idade de forma adequada e ter muitos motivos para sorrir pelo resto da vida!

Não tem ainda um plano odontológico? Venha conversar com um vendedor e conheça todas as opções disponíveis para a terceira idade!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: