Crianças Motivos Para Contratar Planos Odontológicos Saúde Bucal

Motivos para cuidar da saúde bucal de crianças com autismo

As alterações sensoriais próprias do transtorno torna a saúde bucal das crianças com autismo um verdadeiro desafio. O desconforto ao toque do adulto no rosto, a sensibilidade à escova, a dificuldade em manter a boca aberta e a cuspir muitas vezes acabam desanimando o responsável.

No entanto, tão importante quanto a higiene pessoal, a saúde bucal também melhora a qualidade de vida da criança com autismo.

Veja como porque o cuidado com os dentes deve ser uma das prioridades e como o plano odontológico pode ajudar no bem-estar de quem tem autismo.

saúde bucal de crianças com autismo
Saúde bucal de crianças com autismo

Por que a saúde bucal é tão importante nas crianças com autismo

Por causa da dificuldade em fazer a higiene bucal sem ajuda, da pouca cooperação com a tarefa e pelo conjunto de inabilidades comportamentais de uma forma geral, é muito comum encontrar alto índice de placa bacteriana nas crianças com autismo.

É justamente a placa bacteriana a causa mais frequente de gengivites e cárie. Assim, quando o tratamento odontológico é inadequado ou inexistente pode haver evolução para dores e necessidade de extração dos dentes.

Por outro lado, crianças autistas frequentemente têm dieta rica em carboidratos, como açúcar e seus derivados. Há ainda a ingestão de medicamentos com efeitos colaterais desfavoráveis.

Um deles costuma ser a redução da saliva, prejudicando a auto-limpeza dos dentes e favorecendo o surgimento das cáries. A boa salivação é fundamental para evitar a produção de ácidos pelas bactérias que dão início ao processo da cárie.

Assim, esses problemas acabam acarretando em outros, como maior irritabilidade e mais resistência à alimentação por causa da dor. Dessa forma, forma-se um círculo vicioso. Os sintomas parecem se agravar e a tendência da família da criança com autismo é focar na doença em si.

Dessa forma, os cuidados com os dentes acabam secundarizados em prol das terapias de desenvolvimento social e cognitivo.

saúde bucal de crianças com autismo
Saúde bucal de crianças com autismo

Use o plano odontológico para encontrar dentistas especializados

Apesar das dificuldades, as crianças com autismo devem manter a mesma rotina de consultas ao dentista do que as demais. Muita gente não sabe, mas há profissionais especializados, ainda que poucos – e que constam das redes credenciadas dos planos odontológicos.

Hoje o Conselho Federal de Odontologia reconhece 22 especialidades, entre elas a odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. A modalidade inclui pessoas que precisam de qualquer alteração no tratamento odontológico tradicional, seja uma gestante, idoso, diabético ou autista.

Como a especialidade não tem uma nomenclatura específica, é possível que muitos responsáveis achem que ela não conste no plano odontológico.

Por outro lado, qualquer dentista compreende a criança com autismo  como pacientes especiais que também precisam ser inseridos em programas de educação e prevenção em saúde bucal.

Dicas que podem ajudar em casa

A participação dos pais é fundamental para a saúde bucal, que influencia diretamente a qualidade de vida. Por isso, além das visitas ao dentista, é muito importante manter os cuidados em casa.

Duas pequenas dicas podem fazer uma grande diferença na hora da escovação. As crianças com autismo têm desconforto e até aversão ao toque e à mão do adulto próxima ao rosto. Uma escova com cabeça pequena e cabo longo pode facilitar bastante a hora da higiene bucal.

Por outro lado, a dificuldade em cuspir é outro obstáculo para a escovação. Por isso, cremes dentais sem gosto devem ser evitados. Eles estimulam a ingestão. Procure utilizar dentifrícios comuns, com flúor, para que o sabor forte incentive a criança a cuspir.

Pequenas atitudes são grandes atos de amor. Cuidar da saúde bucal da criança com autismo é ajudá-la a ter mais qualidade de vida.

Seu pequeno não tem ainda um plano odontológico ou acha que está na hora de mudar para um mais completo? Converse com um dos nossos vendedores e descubra a melhor solução para o caso do seu filhote!