Ir para o conteúdo
Crianças Melhores Planos Odontológicos Planos Odontológicos

O caminho certo para contratar um plano odontológico infantil

Leitura: 8 min
112324 visualizações

Criança também precisa cuidar da saúde bucal. O plano odontológico infantil certo pode significar uma grande economia e uma maior qualidade de vida.

A ida regular ao dentista desde o nascimento é fundamental para ter uma boca saudável para o resto da vida. Assim como os cuidados com a saúde, também é preciso monitorar e adquirir bons hábitos de higiene para que os dentes cresçam e permaneçam bonitos e fortes.

Para isso, é muito importante contratar um plano odontológico para os pequenos. Está em busca desse serviço? Veja como fazer a melhor escolha para o seu filho!

Vale a pena contratar um plano odontológico infantil?

A primeira ida ao dentista deve acontecer antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem. Depois do primeiro deles, a ida ao odontopediatra deve ser regular. O plano odontológico infantil é uma boa alternativa para evitar gastos com consultas e tratamentos, que saem bem mais caros do que a mensalidade desse serviço.

Os valores são muito mais atrativos e podem ser contratados para toda a família. No entanto, algumas operadoras, como a Bradesco e a Amil, desenvolveram produtos específicos para essa idade.

A Amil, por exemplo, oferece o Dental Kids. Já a Bradesco oferece dois tipos de plano odontológico infantil, com faixa etária entre 0 a 7 anos e dos 8 aos 17.

plano odontológico infantil : imagem de pais ensinando a criança a fazer escovação dos dentes

Quais as vantagens do plano odontológico para criança?

São várias as vantagens do plano odontológico para crianças. Para os pais, há a redução dos gastos com dentista particular e o acesso a vários métodos e programas de prevenção. Para os pequenos, há a possibilidade de crescer com dentes fortes e saudáveis, com um monitoramento constante da saúde bucal.

Por outro lado, também fica mais fácil corrigir possíveis desvios de higiene bucal. Afinal, conforme a criança cresce, tende a ficar cada vez mais independente. Assim, se ao escovar os dentes sozinha a higienização não ficar como esperada, o acompanhamento odontológico pode suprir qualquer problema que apareça.

Como escolher um plano odontológico infantil?

Ao pesquisar por planos odontológicos para o seu filho, certamente, você vai se deparar com diversas opções no mercado. Veja, a seguir, o que é necessário levar em consideração para fazer a melhor escolha possível.

Opte pela melhor cobertura

O plano odontológico infantil é elaborado de forma a suprir todas as necessidades das crianças. No entanto, é possível escolher aquele que oferece a melhor cobertura de acordo com as necessidades desse público.

Todos eles devem cumprir um rol de procedimentos mínimos, determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No entanto, além deles, a maioria oferece serviços extras, voltados especialmente para as necessidades infantis.

Todos, por exemplo, são obrigados a cobrir a instalação de aparelho ortodôntico. No entanto, não são todos que oferecem a manutenção na cobertura. É preciso ficar atento a esses diferenciais para escolher o plano odontológico ideal para seu filho.

Verifique a disponibilidade de serviços na região

A capacidade de atendimento da operadora do plano odontológico é um dos principais quesitos a serem considerados. Há casos em que a empresa disponibiliza os seus serviços somente em uma área territorial, enquanto outras disponibilizam cobertura nacional, a partir de uma rede credenciada de profissionais.

O ideal é dar preferência a um plano que tenha cobertura nacional. Dessa maneira, se você for viajar com o seu filho e ele tiver alguma emergência em relação à sua saúde bucal, é só levá-lo rapidamente ao consultório de um dentista local que seja credenciado à rede contratada. Isso traz mais conforto, praticidade e segurança para a sua família.

Cheque a qualidade do plano odontológico

Quanto mais informações você tiver sobre a operadora do plano odontológico, mais segura será a contratação do serviço. Nesse sentido, é fundamental checar o histórico da empresa, pesquisando na internet se existem reclamações feitas pelos seus clientes.

Para isso, acesse o site da prestadora, as suas páginas nas redes sociais, além de plataformas específicas para reclamações de empresas. Outra questão importante é ficar de olho nos rankings de qualidade no atendimento que, geralmente, são divulgados pelas instituições reguladoras públicas e entidades privadas.

Procure saber se a operadora já ganhou algum prêmio devido aos serviços que presta aos seus clientes. Caso a resposta seja positiva, é sinal de que se trata de uma organização confiável.

Confira o período de carência do plano

Da mesma maneira como acontece com os planos de saúde, os planos odontológicos também têm um período de carência a ser respeitado, ou seja, um prazo em que o beneficiário paga o serviço, mas ainda não tem acesso a todos os procedimentos.

É comum que esse tempo seja de 24 horas para consultas e emergências e de até 180 dias para tratamentos mais caros, como exames. Ao pesquisar por um plano odontológico, selecione aqueles com carências curtas, principalmente se o seu filho tem urgência em realizar algum procedimento nos dentes.

Saiba se a empresa tem registro na ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é responsável por autorizar o funcionamento das operadoras de plano odontológico. Por isso, para saber se a prestadora do seu interesse está devidamente legalizada, solicite o seu número de registro para consultar a situação da instituição.

As empresas que não estão registradas na ANS estão operando de forma irregular e precisam ser desconsideradas da sua pesquisa, pois podem trazer dores de cabeça no futuro.

Converse com um vendedor especializado

Para tomar a melhor decisão, faça uma lista de todos os serviços de que seu filho precisa. Depois, peça uma cotação online sem compromisso dos planos que você mais gostou e que atendem a sua região.

Em seguida, solicite uma conversa com um vendedor especializado para solucionar todas as suas dúvidas, sem medo de perguntar. Só tome uma decisão e assine o contrato quando tiver certeza de que aquele é o melhor plano odontológico infantil para a sua família.

Com todas as nossas dicas, você pode fazer uma escolha mais segura, que garanta o bem-estar do seu filho a longo prazo. Assim, a saúde bucal dele vai ser cuidada periodicamente por profissionais devidamente capacitados, mantendo-o livre de eventuais problemas que possam tirar a sua tranquilidade.

Quer encontrar os melhores planos odontológicos específicos para crianças? Então, entre em contato com a Bannet Odonto agora mesmo e conheça os serviços das principais operadoras do mercado!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: