Motivos Para Contratar Planos Odontológicos Saúde Bucal

Planos Odontológicos com Cobertura para canal dentário

A dor de canal dentário está listada entre uma das piores que o ser humano pode aguentar. O que muita gente não sabe é que, salvo ocasiões excepcionais, ela não aparece de uma hora para outra. Há vários sinais que indicam o que vai acontecer e que podem ser monitorados através dos planos odontológicos.

No entanto, quando isso não acontece e ela pega de surpresa, depois de resolvido o problema outra dor costuma aparecer com força: a do bolso. Um tratamento de canal dentário pode chegar a R$ 2 mil, dependendo do dente afetado.

Mas há outra coisa que muita gente também não sabe: que os planos odontológicos têm cobertura garantida pela ANS para esse tipo de procedimento.

Assim, o melhor caminho é ter um plano odontológico para chamar de seu e não ser pego de surpresa. Ou, se for, não precisar desembolsar uma fortuna para fazer o tratamento.

imagem de mulher sorrindo

O que causa a dor de canal dentário

Para quem a consulta odontológica só acontece quando a dor aparece, provavelmente o bolso sofre um bocado. A verdade é que, por falta de informação, descuido ou medo, muita gente não dá a devida importância ao dentista.

Com isso, o que deveria ser uma rotina acaba se transformando apenas em situações de emergência. É o que costuma acontecer com o canal dentário. Ele nada mais é do que a morte do nervo que fica no interior do dente.

Ela pode acontecer devido a um trauma ou lesão. No entanto, o mais comum é ser desencadeada por um processo de inflamação e infecção causada por micróbios que penetram na polpa através de uma corrosão gradual da coroa por causa de cárie. A polpa, ou o nervo, é cheia de vasinhos e terminações nervosas, o que causa a dor lancinante.

Planos odontológicos cobrem canal dentário

E é aí que entram os planos odontológicos. Primeiro, de forma preventiva, facilitando o acesso às consultas regulares que verificarão o surgimento de qualquer problema bucal.

Assim, se houver algum problema iniciante que possa afetar a polpa do dente, pode ser possível intervir antes que se torne um caso mais sério.

Segundo, fazendo o tratamento de canal dentário, quando necessário, sem que seja preciso pagar nada mais do que a mensalidade. Isso porque o tratamento de canal está previsto no rol de coberturas mínimas obrigatórias determinado pela ANS.

Conheça as coberturas mínimas obrigatórias dos planos odontológicos

Hoje as coberturas mínimas obrigatórias abrangem a maior parte dos tratamentos mais comuns. Isso significa que mesmo os planos mais simples e básicos são obrigados a cobrir, sem custos extras.

A lista completa da cobertura mínima você pode conferir aqui, mas veja os procedimentos mais comuns:

• Diagnóstico – Consulta inicial quanto o exame histopatológico;
  • Urgência e emergência – Curativos, sutura, imobilização, colagem de fragmentos, drenagem de abscesso, etc;
  • Radiologia – Exames radiológicos, entre eles radiografia periapical, bite-wing e oclusão;
  • Prevenção e saúde bucal – Aplicação de selantes e de flúor, evidenciação da placa bacteriana, polimento coronário e atividades voltada para educação do paciente;
  • Dentística – Aplicação de medicamentos para impedir o desenvolvimento de cáries, remoção do tecido cariado, obturação, restauração e construção de dentes e ajuste oclusal, entre outros;
  • Periodontia – Tratamentos voltados para a saúde das gengivas, como raspagens, gengivectomia, imobilização dentária temporária ou permanente e algumas intervenções cirúrgicas;
  • Endodontia – Entre os vários tratamentos de endodontia está o tratamento de canal dentário, sem qualquer custo adicional;
  • Cirurgias – A lista da ANS também prevê alguns procedimentos cirúrgicos obrigatórios, como a retirada de dentes como o siso.

Viu como pode ser fácil evitar ou tratar canal dentário sem pesar no bolso? Converse com um vendedor especializado e faça agora mesmo seu plano odontológico! Seu sorriso vai ficar ainda mais bonito!