Ir para o conteúdo
Planos Odontológicos Saúde Bucal

Quais alimentos ajudam a ter dentes saudáveis?

Leitura: 4 min
18681 visualizações

É comum ouvir que “você é o que você come”. Quando o assunto são dentes saudáveis o ditado não poderia estar mais certo. Da mesma forma que há alimentos que fazem mal ao organismo, também há aqueles que ajudam a manter a saúde bucal. Incluí-los na dieta diária é ajudar a fortalecer elementos dentais e gengivas.

No caso das crianças, é muito importante criar hábitos alimentares que possam ajudar a forma adultos com boca saudável. Os planos odontológicos são uma ótima opção para manter a boca saudável e prevenir possíveis problemas.

Veja como garantir dentes saudáveis a partir desses alimentos e reformule seu dia a dia para ter mais qualidade de vida!

Laticínios: clássicos alimentos que deixam os dentes mais saudáveis

Os primeiros alimentos da lista para deixar os dentes saudáveis não chegam a ser novidade. No entanto, além do cálcio, leite, iogurte e queijo têm ainda fósforo e várias proteínas que protegem o esmalte do dente e reduzem a acidez bucal.

Chiclete sem açúcar: surpresa

Esse pode ser uma surpresa, mas atenção: para deixar os dentes saudáveis não pode ter açúcar. O chiclete aumenta a quantidade de saliva na boca. Com isso, quando mascados após as refeições conseguem neutralizar a acidez da boca e também proteger o esmalte dos dentes.

Laranja, abacaxi, acerola, kiwi: reforço de vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C são importantes para dentes saudáveis porque a falta da substância reduz a massa óssea, que pode levar à perda dos dentes. Além disso, a gengiva também fica mais propensa a sangramentos.

No entanto, cuidado: o excesso desses alimentos pode ter o efeito oposto. A acidez pode danificar o esmalte dos dentes, prejudicando a saúde bucal.

dentes saudáveis

Maçãs, peras e alimentos fibrosos

As fibras não fazem bem apenas ao intestino: além de darem mais sensação de saciedade, ajudando na perda de peso, também promovem a auto-limpeza dos dentes.

Chá verde afasta placas bacterianas

Se por um lado o chá verde ajuda a regular o peso, por outro também ajuda a ter dentes saudáveis. A catequina, presente na bebida é um antioxidante que impede a formação de placas bacterianas e a formação de cáries.

Pepino: beleza por dentro e por fora

O pepino é conhecido por aliviar as olheiras e deixar a pele mais bonita. O que muita gente não sabe é que ele também aumenta a produção de saliva. Com isso, colabora para a higiene bucal removendo as bactérias em uma limpeza natural.

Linhaça: rica em ômega 3

A linhaça é rica em ômega 3, essencial para dentes saudáveis. O nutriente não só aumenta a resistência do organismo contra infecções e inflamações, como atua diretamente na saúde bucal.

dentes saudáveis

Peixes

Atum, sardinha e salmão, por exemplo, são ricos em vitamina D, que atua diretamente na absorção e fixação do cálcio. Mineral, aliás, no qual esses alimentos também são riquíssimos e é fundamental para dentes saudáveis.

Alimentos crus e outros difíceis de mastigar

Tanto os alimentos crus quanto os mais difíceis de mastigar, como as carnes, são muito importantes para ter dentes saudáveis.

A força extra nos ossos da mandíbula e do maxilar necessária para a mastigação deixa a base de sustentação dos dentes mais fortes, colaborando para que fique mais saudáveis.

dentes saudáveis

A alimentação influência diretamente na saúde bucal, mas ir regularmente ao dentista é fundamental.

Faça um plano odontológico e tenha acesso fácil a todas as especialidades odontológicas e a checkups regulares. Fale com um vendedor e conheça os planos disponíveis na sua região.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: