Ir para o conteúdo
Planos Odontológicos

Afinal, quem tem implante pode usar aparelho? Entenda

Leitura: 4 min
120061 visualizações

Ao perder um dente, muitas pessoas recorrem ao implante dentário para o substituir. Contudo, essa mudança pode trazer muitos questionamentos, como que tipo de alimentação é a mais adequada e se quem tem implante pode usar aparelho.

Você já colocou implante e precisa corrigir o posicionamento dos seus dentes, mas está na dúvida se isso é possível? Acompanhe o post que preparamos sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas para manter a saúde e estética dos seus dentes!

Quem tem implante dentário pode usar aparelho normalmente?

Muitos pacientes que sofreram uma perda dental procuram o dentista com essa dúvida. A resposta é que sim, pessoas que usam prótese dentária podem colocar parelho ortodôntico. Inclusive, o dentista pode indicar os dois procedimentos, haja vista que a implantação restabelece o vazio decorrente da perda do dente e a colocação do aparelho contribui para a melhora do espaço e posicionamento dentário.

Porém, antes de tudo o aparelho é ideal para as pessoas que têm desarmonia na dentição, haja vista que a técnica ajuda a movimentar os dentes por meio do uso de algumas técnicas, dependendo do tipo, que pode ser fixo, móvel ou combinando os dos modelos.

Para determinar se a pessoa com implante dentário pode usar aparelho, o dentista costuma fazer um diagnóstico. Mas, se a prótese tiver sido bem colocada, a tendência é que não haja nenhuma estrição à vida do paciente, sendo possível combiná-la com o aparelho para restabelecer todas as funções bucais.

Quais são os cuidados para quem usa aparelho com prótese?

A combinação entre o uso de implante dentário e aparelho ortodôntico exige alguns cuidados específicos para que o paciente possa concluir o seu tratamento sem enfrentar transtornos. Veja quais são os cuidados indispensáveis.

Faça a higiene bucal corretamente

A limpeza adequada dos dentes é fundamental para evitar complicações quanto ao uso da prótese com aparelho. Comece escolhendo uma escova com cerdas macias para que não ocorram lesões na gengiva.

Dê preferência para as escovas com canaleta central, ou seja, em que as cerdas do meio apresentam um cumprimento menor do que as extremidades, o que facilita o encaixe entre os dentes durante a escovação.

Além disso, nunca se esqueça de passar fio dental, do tipo específico para quem usa aparelho. Assim, não ocorrerá o acúmulo de alimentos entre o aparelho, situação que causa mau hálito.

Opte pela alimentação adequada

Há alguns alimentos que são totalmente contraindicados para quem está usando próteses e aparelho. Fique longe dos alimentos grudentos, como balas e chicletes, que podem ficar impregnados no aparelho, dificultando a limpeza e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de cáries.

Além disso, fuja dos alimentos muito duros, como castanhas, pé de moleque e pipoca, que necessitam de mais força para mastigação e podem acabar danificando o aparelho e a prótese.

Agora que você já sabe que quem tem implante pode usar aparelho, é importante dizer que todos esse processo deve ser acompanhado por um profissional especializado, que consiga atestar o bom funcionamento dos dois itens juntos, garantindo a segurança e qualidade de vida.

Esse texto foi importante para você? Então, continue com a gente e saiba como escolher um bom dentista.

Bannet
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bannet

Redefinimos a forma como os consumidores se conectam às empresas Somos uma Máquina Automática de Geração de Leads para empresas que querem aumentar sua captação de clientes. Temos os recursos que você precisa para receber, distribuir e mensurar sua performance.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: