Ir para o conteúdo
Planos Odontológicos Saúde Bucal

Saúde bucal para recém-nascido

Leitura: 4 min
6808 visualizações

Muito se engana quem pensa que os cuidados para uma boca saudável das crianças deve começar apenas junto com os primeiros dentinhos. Na verdade, é preciso cuidar da saúde bucal para recém-nascido desde os primeiros dias.

É justamente por isso que existe, inclusive, plano odontológico exclusivo para crianças entre zero e 7 anos. Veja essas dicas de saúde bucal para recém-nascido e comece desde cedo a criar hábitos saudáveis o seu pequeno!

Entenda a saúde bucal para recém-nascido

As estruturais orofaciais e a arcada dentária se desenvolve desde o nascimento até a adolescência. No entanto, é preciso criar bons hábitos de higiene bucal e manter um acompanhamento adequado para garantir um sorriso saudável.

Assim, logo ao nascer já começam os primeiros cuidados de saúde bucal para recém-nascido. Na própria maternidade, a equipe neonatal faz o primeiro exame da boca, para ver se há alguma condição oral especial.

Depois, o ideal é levar a criança ao odontopediatra assim que for possível. Ele é o especialista preparado para cuidar de crianças desde a primeira infância, inclusive com preparação psicológica para isso.

Todos os planos odontológicos cobrem odontopediatria, basta fazer a marcação de horário na rede credenciada. Nessa primeira consulta, o profissional vai iniciar ao acompanhamento do desenvolvimento bucal e prevenir vários problemas, entre eles:

Doença periodontal e suas diversas fases: gengivite (inicial, na gengiva) e periodontite (severa, com outros tecidos que cercam o dente também sendo afetados);

  • Oclusopatias (alteração no encaixe dos dentes ou arcadas);
  • Traumatismo orais (batidas na boca ou quedas);
  • Erosão dental (desgaste acentuado do dente);
  • Cáries.

saúde bucal para recem-nascidos

Saúde bucal durante o aleitamento

Também é preciso prestar atenção à saúde bucal do recém-nascido durante o aleitamento. O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê.

Além de conter todos os nutrientes necessários para proteger contra a maioria das infecções, também fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Assim, enquanto a alimentação do bebê for exclusivamente de leite materno, não é preciso fazer limpeza.

Isso por que o próprio leite já protege a cavidade bucal. No entanto, assim que o primeiro dentinho começar a despontar, é hora de retornar ao odontopediatra.

Dessa forma o profissional irá orientar a limpeza dos dentinhos, da língua e da gengiva. E irá, também, orientar sobre os movimentos corretos que devem ser feitos com a escova.

saude bucal

Cuidados com a escolha da escova e da pasta

A limpeza deve sempre ser feita com calma, de forma bastante delicada. Assim, a escova deve ter cerdas extra macias, ser própria para a idade da criança e ter a cabeça proporcional ao tamanho da boca do bebê.

Por sua vez, a pasta de dentes, deve ter flúor em quantidades específicas. Para crianças que ainda não sabem cuspir, a recomendação do Ministério da Saúde é de 0,1 g de flúor, o equivalente a um grão de arroz.

Já para as crianças que já sabem cuspir, a quantidade é de 0,3 g, o equivalente a um grão de ervilha.

Dessa forma, a escovação com pasta de dentes fluoretada deve ser feita duas vezes ao dia: após o café da manhã e depois da última refeição, antes de dormir.

recem nascido

Escolha o melhor plano odontológico

A saúde bucal para recém-nascido é muito importante para um sorriso saudável durante toda a vida.

Os dentinhos começam a surgir entre os 3 e 9 meses e, embora sejam temporários, são suscetíveis a apresentarem cáries e infecções.

Além disso, as mães também podem involuntariamente transferir bactérias nocivas para suas crianças. Por isso, é muito importante manter visitas regulares ao dentista – e com o plano odontológico certo isso fica ainda mais fácil.

Há vários planos odontológicos especializados em saúde bucal para recém-nascidos. Para escolher o melhor para você, basta conversar comum vendedor e descobrir o plano perfeito!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: