Motivos Para Contratar Saúde Bucal

Saúde bucal pode ajudar na recuperação de um ataque cardíaco

Estudos têm mostrado que uma boca saudável, em especial gengivas saudáveis, pode fazer toda diferença na recuperação de ataques cardíacos.

Uma enzima produzida pelas bactérias presentes nas doenças gengivais pode prejudicar a reparação das artérias após um ataque do coração.

Dessa forma, a manutenção de rotinas preventivas é fundamental não só para uma boca saudável, mas também para o coração.

Com isso, para facilidade de acesso ao consultório do dentista, o plano odontológico tem importância ainda maior para a qualidade de vida.

Homem no consultório do dentista
Saúde bucal

Estudo mostra a conexão entre saúde bucal e ataque cardíaco

Não é de hoje que a Medicina estuda a relação entre as doenças gengivais e outros males do organismo. Já se sabe, por exemplo, que em gestantes elas agravam o risco de parto prematuro e recém-nascidos abaixo do peso ideal.

Agora, nova pesquisa, divulgada em 2018 pela Oral Health Foundation, no entanto, mostra que a saúde bucal não só pode ser preventiva contra ataques do coração, mas também terapêutica. Para a instituição, essa descoberta lança uma nova esperança para milhões de pessoas já afetadas por ataques cardíacos.

Só para se ter uma ideia, hoje mais de 80% da população norte-americana tem problemas gengivais ou periodontais. Na maioria das vezes apenas por puro desconhecimento: como os dentes parecem bem, a ida ao dentista simplesmente é adiada.

Assim, essas bactérias presentes dos problemas bucais caem na corrente sanguínea e percorrem o organismo. Segundo a American Heart Association, quando chegam ao coração, elas aderem a qualquer pequena lesão, inflamando o local.

Com isso podem ser formados vários problemas cardíacos, como endocardite, AVC e aterosclerose.

O que fazer para evitar

Os planos odontológicos são fundamentais para evitar essas doenças, já que tornam consultas, exames e procedimentos mais acessíveis.

Assim, é possível não só fazer o tratamento adequado em caso de necessidade, mas criar uma rotina preventiva, através de consultas regulares e checkups.

No entanto, o próprio organismo envia sinais quando a higiene bucal não está adequada. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é muito importante para um diagnóstico precoce.

Casal de idosos fazendo a escovação dos dentes
Saúde bucal

Conheça os principais sintomas

• Sinais de infecção, como pus em algum lugar da gengiva ou ao redor dos dentes;
  • Retração da gengiva em relação à raiz de um ou mais dentes;
  • Afastamento da dentição ou amolecimento de algum dente;
  • Sangramento ao comer, escovar ou usar o fio dental;
  • Gengiva vermelha, inchada ou sensível ao toque.

De qualquer forma, lembre-se que exames regulares e boa saúde bucal são a melhor forma de prevenção. Vá regularmente ao dentista do seu plano odontológico e crie uma rotina preventiva para você e sua família. Hoje as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 300 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares todos os anos. O índice corresponde a uma morte a cada 2 minutos no Brasil.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!
Converse com um vendedor e faça agora mesmo seu plano odontológico.