Ir para o conteúdo
Planos Odontológicos Saúde Bucal

Você sabe o que causa mau hálito? Nós te explicamos!

Leitura: 7 min
86916 visualizações

É bem provável que, ao menos uma vez, você já tenha percebido que estava com mau hálito. A situação está longe de ser listada entre as mais agradáveis, mas com atenção e conhecimento pode ser resolvida com facilidade. Uma das melhores formas de fazer isso é descobrindo o que causa mau hálito, afinal de contas, assim fica mais fácil saber como atuar para evitá-lo de forma consistente.

Se você quer conhecer quais são as principais causas do mau hálito, então está no lugar certo. Leia este artigo até o final e informe-se sobre o tema. Confira!

Acúmulo de sujeira na língua

A sujeira na língua (também conhecida como saburra) é a principal causadora do mau hálito. Isso porque ela favorece o acúmulo de bactérias na região, uma prova disso é a mudança de coloração da língua (que pode ficar esbranquiçada ou amarelada).

A boa notícia é que maioria das pessoas consegue um hálito puro depois que passa a limpar a língua de maneira mais adequada e completa. Uma dica para isso é começar a usar um limpador de língua e assim remover toda a sujeira acumulada de forma eficiente.

Caso não conte com o limpador, você pode explorar a higienização com a própria escova. Nesse caso, basta movimentar para trás e para a frente no final da escovação.

Ingestão de determinados alimentos

Quando o assunto é mau hálito, é sempre importante abordar o fato de que alguns alimentos provocam essa situação. É isso mesmo: a dieta tem uma ligação direta com o cheiro da boca.

Entre os alimentos que costumam causar essa situação, podemos destacar o brócolis, couve-flor, alho e cebola. No caso dos vegetais, eles favorecem a produção de enxofre no corpo (e uma das formas de eliminação acontece pela boca). Já no caso da cebola e alho, eles contam naturalmente com um odor mais forte e que pode ser percebido pelo simples ato de mastigá-los. O cheiro pode se estender e permanecer na boca por algumas horas.

Se você gostaria de evitar esses efeitos, então o melhor caminho é evitar o consumo frequente desses alimentos. Além disso, é fundamental escovar os dentes com frequência, limpar bem a boca depois da alimentação e assim garantir que o hálito volte à normalidade.

Para fechar, não poderíamos deixar de destacar que, além da dieta em si, existem alguns hábitos que também podem favorecer o mau hálito. O tabagismo é um exemplo comum, então é bom tomar cuidado redobrado caso seja fumante.

Cáries e outros problemas dentais

Cáries, gengivite e placa bacteriana também podem causar mau cheiro na boca, assim como outras doenças bucais. Nesses casos, a proliferação de bactérias acontece de forma acelerada e o conjunto delas leva ao desenvolvimento do mau hálito. Invista em uma higienização completa para evitar o aparecimento de cáries ou outros problemas. Lembre-se de dar atenção para o interior da bochecha e língua também.

Além dos cuidados que podem ser feitos em casa, outra forma eficiente de controlar o desenvolvimento dessas doenças é por meio de visitas periódicas ao dentista. Assim você conta com o suporte de um profissional especializado em cuidados bucais.

Jejum por longos períodos

Quem fica muito tempo sem comer (seja por causa de dieta ou por puro esquecimento) também pode perceber uma propensão maior ao mau hálito. Pessoas que ficam mais de 5 horas sem ingerir algum tipo de alimento podem ter o mau cheiro como um sintoma normal. Se você não acredita, então pense como essa realidade é comum quando acordamos de manhã.

Essa situação é um reflexo da ação das glândulas salivares — que produzem menos saliva em situações desse tipo. Esse componente, embora pareça despretensioso, tem relação direta com a digestão de alimentos e a tarefa de manter a boca limpa.

O aconselhado é evitar ficar tanto tempo sem comer. Caso precise ficar em jejum por um período maior, tente beber pequenos goles de água para limpar a boca e estimular a produção constante de saliva. Caso a situação persista, chupar um cravo-da-índia pode ajudar muito.

Infecções de garganta ou sinusite

Pode acontecer de o paciente passar por algumas situações que favoreçam o mau hálito, mesmo que temporariamente. Garganta inflamada, presença de pus ou sinusite são alguns momentos temporários em que é comum ter que lidar com o odor.

Nesses casos, há muitas bactérias na região (da boca e da cavidade nasal), uma combinação que torna mais fácil a liberação do mau cheiro.

Caso você enfrente uma situação como essa, além de seguir com os tratamentos comuns, uma dica é gargarejar com água morna e sal. Essa medida ajuda na remoção de pus da garganta e elimina o mau hálito de forma natural. Outra alternativa é respirar o vapor de água morna com eucalipto, tendo em vista que essa medida ajuda a fluidificar as secreções nasais. Essa prática auxilia na retirada das secreções e evita a halitose.

Problemas de estômago

Quando as pessoas discutem o que causa mau hálito, os problemas estomacais sempre aparecem entre as justificativas mais comuns. Nada mais natural, já que realmente pode haver uma associação entre os dois casos.

Os pacientes que têm problemas de digestão ou gastrite, por exemplo, podem perceber um aumento da eructação (arrotos). Antes de serem liberados, esses gases passam pelo esôfago e também podem provocar mau hálito, principalmente se acontecerem com frequência.

Uma maneira de evitar essa situação é comer pequenas porções, preferencialmente de forma variada. Somado a isso, ingerir alguma fruta depois de cada refeição também ajuda muito quem sofre com problemas de estômago.

Depois de ler este artigo e saber o que causa mau hálito, é importante que você esteja atento aos sinais e procure o seu dentista. Como adiantamos, lembre-se sempre que ele é a pessoa mais indicada para tratar e prevenir situações desse tipo — assim como para saber as causas.

Se você quer receber o tratamento adequado e manter a saúde bucal em dia, então entre em contato conosco. Contamos com um time de especialistas altamente capacitados para cuidar de você!

Bannet
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bannet

Redefinimos a forma como os consumidores se conectam às empresas Somos uma Máquina Automática de Geração de Leads para empresas que querem aumentar sua captação de clientes. Temos os recursos que você precisa para receber, distribuir e mensurar sua performance.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: