Ir para o conteúdo
Planos Odontológicos

Afinal, o que é bruxismo e quais suas causas e tratamentos?

Leitura: 4 min
1010 visualizações

Entender o que é bruxismo é essencial para identificar esse problema e buscar o tratamento adequado. Isso porque muitas pessoas que sofrem com essa condição têm dificuldades para percebê-la, já que na maioria dos casos acontece enquanto estão dormindo.

Basicamente, o bruxismo é classificado como uma desordem funcional que se manifesta pelo ranger ou apertar dos dentes. A situação é mais frequentemente ao longo do sono, mas também pode ocorrer de dia. Nesse último caso, ele é chamado de bruxismo diurno e está mais relacionado a questões de fundo emocional.

Entenda mais sobre o assunto, a partir de agora!

Quais são as causas do bruxismo?

Apesar de os médicos ainda não entenderem por completo o que leva ao desenvolvimento do bruxismo, existem algumas razões físicas e psicológicas que são apontadas como principais causas do distúrbio. Veja quais são elas:

  • alinhamento anormal dos dentes inferiores e/ou superiores, o que é chamado de má oclusão;
  • sensação de raiva, estresse, ansiedade, tensão ou frustração;
  • problemas do sono, como apneia do sono;
  • refluxo do ácido estomacal para o esôfago e, posteriormente, para a boca;
  • resposta à dor de dente ou ouvido, geralmente em crianças;
  • efeito colateral de alguns medicamentos psiquiátricos, principalmente antidepressivos;
  • complicações de doenças, como mal de Parkinson e doença de Huntington.

Há alguns fatores de risco que podem potencializar o problema. O aumento da ansiedade e do estresse pode levar ao ranger dos dentes, tanto à noite quanto de dia. Além disso, o consumo de substâncias estimulantes, como café, álcool ou cigarro, também piora essa disfunção.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais conhecidos do bruxismo são o ranger e o apertamento dos dentes, mas eles não são os únicos. Quem tem essa condição também pode apresentar:

  • dentes fraturados;
  • achatados ou lascados;
  • esmalte dental desgastado;
  • dor na mandíbula e na face;
  • recuos da língua;
  • dor de cabeça;
  • aumento da sensibilidade dentária;
  • dor, como se fosse de ouvido, mas na verdade é consequência do bruxismo.

Quais são os tratamentos para bruxismo?

Ainda não se conhece uma cura total para o problema. Porém, existem tratamentos eficientes para bruxismo, que são feitos com a finalidade de reduzir a dor, impedir que ocorram danos permanentes aos dentes e diminuir o ranger dos dentes. Veja quais são as principais para tratar esse distúrbio.

Uso de placa para bruxismo

O atrito ocasionado pelo bruxismo pode ser corrigido pelo uso de uma placa dental. Normalmente, ela é feita de resina ou silicone, confeccionada sob medida para encaixar nos dentes superiores do paciente. Assim, evita-se o impacto com os dentes inferiores.

Realização de fisioterapia

O apertamento frequente dos dentes dá origem a um processo inflamatório, o que pode causar travamento na articulação, aberta ou fechada, pois há uma disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Quando associada ao uso da placa para bruxismo, a fisioterapia ajuda a diminuir o processo inflamatório. Isso porque age no fortalecimento e alongamento da mandíbula, de modo que a pessoa volta a ter a função plena da ATM.

Correção da mordida

Se o bruxismo acontece devido ao alinhamento incorreto da mordida, é preciso consertar o encaixe dos dentes. Isso pode ser feito a partir de uma restauração ou adoção de um tratamento ortodôntico, que inclui o uso de aparelho dentário.

Agora que você sabe o que é bruxismo, já pode ficar atento para diagnosticar o problema. Contudo, é importante ressaltar que o diagnóstico completo e tratamento adequado só podem ser feitos com a ajuda de um dentista, que vai verificar o grau de seriedade do distúrbio e apontar a solução mais apropriada para o seu perfil.

Quer iniciar o seu tratamento para bruxismo? Saiba como escolher um bom dentista!

Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Bannet
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bannet

Redefinimos a forma como os consumidores se conectam às empresas Somos uma Máquina Automática de Geração de Leads para empresas que querem aumentar sua captação de clientes. Temos os recursos que você precisa para receber, distribuir e mensurar sua performance.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: