Ir para o conteúdo
Motivos Para Contratar Planos Odontológicos Saúde Bucal

O que falar na primeira avaliação odontológica

Leitura: 4 min
8909 visualizações

Quando você faz um plano odontológico, o primeiro passo para cuidar dos dentes é fazer uma avaliação odontológica. Esse primeiro atendimento é essencial para identificar possíveis problemas e fazer o encaminhamento correto ao especialista.

No entanto, a avaliação odontológica não deve ocorrer apenas uma vez. Na verdade, o ideal é que seja feita regularmente – é o famoso checkup. Dessa forma, qualquer tratamento que for necessário se torna mais eficiente e também mais rápido.

Saiba mais sobre a primeira avaliação odontológica e o que você deve falar para o seu dentista.

O que é a primeira avaliação odontológica?

Se você é daqueles que só vai ao dentista quando tem dor, é bom saber que está sofrendo à toa. Afinal, não é da cadeira do dentista que você deve ter medo, mas sim do estrago que a falta dela pode fazer na sua boca.

Por isso, o primeiro passo ao contratar um plano odontológico é marcar uma consulta de avaliação. Esse procedimento é muito importante tanto para você quanto para o dentista.

Para o profissional, é a avaliação odontológica que vai determinar o tratamento mais adequado para você naquele momento.

Por outro lado, essa é a melhor oportunidade para tirar todas as suas dúvidas, conhecer os equipamentos e a estrutura da clínica ou consultório.

Conversar com o dentista é muito importante

Antes de mais nada, é muito importante conversar com o dentista. Fale com ele sobre seus hábitos alimentares e como costuma fazer a higiene bucal.

Os alimentos têm uma forte influência na saúde bucal. Fale se você costuma comer doces com frequência assim como refrigerantes, café etc.

Conte quantas vezes escova os dentes por dia, o tipo de escova que você usa e também se tem o hábito de passar fio dental.

Seja bastante honesto, porque todas as suas respostas ajudarão o profissional a fazer um diagnóstico mais preciso.

Além disso, o dentista o orientará sobre a forma correta de escovar os dentes e também sobre quais alimentos devem ser evitados.

Por outro lado, fale também do que o incomoda em seu sorriso. Hoje há uma gama imensa de tratamentos estéticos, como o aparelho ortodôntico, implantes, clareamento dental, lentes de contato, facetas de porcelana, etc.

Além da parte estética, os tratamentos também podem melhorar questões como a fala, respiração, mastigação etc.

Consultório odontológico

O que acontece nessa primeira consulta?

De forma geral, a avaliação odontológica não costuma durar mais do que 15 minutos. Nela é feito um diagnóstico geral da sua saúde bucal. O dentista examina não só os dentes, mas também a língua, a gengiva e todos os tecidos.

Se o dentista julgar necessário, ele pode passar alguns exames que o ajudem a fazer um diagnóstico mais preciso.

Os mais comuns são a radiografia, que pode ser panorâmico ou de um ou mais dentes isolados, e a tomografia computadorizada. Eles são necessários porque muitos problemas podem não ser identificados a olho nu a princípio.

Além disso, nessa primeira consulta, além da avaliação odontológica geralmente também é feito uma profilaxia.

Isso inclui a aplicação de flúor e uma limpeza mais completa, geralmente aplicação de jatos de bicarbonato de sódio.

No entanto, pode ser preciso fazer uma raspagem do tátaro. A remoção dessa placa bacteriana deixa os dentes saudáveis, brancos e lisinhos.

Faça da avaliação odontológica um hábito

Se a sua saúde bucal estiver perfeita e você não precisar de nenhum procedimento no momento, isso não significa que você não deve voltar mais ao dentista. Muito pelo contrário: procure fazer da avaliação odontológica um hábito a ser repetido a cada seis meses.

Assim você mantém a saúde dos dentes em dia com um trabalho preventivo de avaliação odontológica.

Não tem ainda um plano odontológico ou deseja conhecer outras opções? Faça sua cotação sem compromisso e converse com um vendedor especializado!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: